Muitas pessoas imaginam que o Universo Profissões vai prestar testes vocacionais em escolas, assessorando os vestibulandos de maneira direta na escolha do curso. Nosso conceito de “ajudar a escolher a profissão da sua vida” passa longe de aconselhamento vocacional. Explicamos os motivos.

Um teste vocacional não é algo simples, não da maneira que o estudante gostaria. Seria ótimo um método onde a pessoa entra, fala durante 10 minutos, responde um questionário básico e sai com a certeza de ter recebido a indicação certa. Você, direito. Você, medicina. Você, engenharia elétrica.

A FURB está em processo de implantação de um novo método de orientação vocacional, mas para receber essa ajuda, o estudante deverá participar de uma série de reuniões. Isso mostra como a universidade está preocupada em atender essa necessidade, mas nunca esquecendo os procedimentos psicológicos que guiam esse processo de indicação. Afinal, caso não seja bem feito, o teste deixa a dúvida maior ainda.

Uma escolha consciente é feita quando a pessoa tem conhecimento de si mesma e também dos aspectos teóricos e práticos da profissão. “Nem sempre quem gosta de biologia vai ser um bom médico. Por isso é bom saber o que os profissionais fazem na teoria e na prática”, explica Dulce Penna Soares, coordenadora do Laboratório de Informação e Orientação Profissional da Universidade Federal de Santa Catarina. Daí justifica-se nossa preocupação em levar informações sobre as carreiras e o prórpio universo de trabalho.

Realmente, esta época é conhecida como o período de dúvidas, mas junto a elas carregamos também algumas certezas e é nelas que você deve focar. “A escolha tem que ser feita de dentro para fora e não baseada no mercado de trabalho. Quando se escolhe o que se gosta, é mais fácil lutar para se destacar na carreira. O mercado daqui a cinco anos pode ser muito diferente do de hoje”, alerta Yvette Piha Lehman, coordenodora do Serviço de Orientação Profissional da Universidade de São Paulo.

Viu? Por isso a informação é sua melhor aliada, o erro é menor e o sucesso fica mais próximo.

Escolheu o curso? Então, desliga o computador e caia de cabeça nos livros. Ainda na dúvida? Desvende mais um pouco o Universo Profissões e boa sorte.

About these ads