Engenharia Qu�mica

O post de hoje procura desmistificar a idéia do profissional de Engenharia Química. Quem vê de fora pode achar apenas que o engenheiro químico é aquela pessoa que conduz experiências de laboratório em volta de um colorido de elementos químicos. E é aí que o indeciso se engana.

A professora e coordenadora Griseldes Fredel Boos, do curso de Engenharia Química da FURB enviou ao Blog do Indeciso um texto bem legal sobre as formas de atuação no mercado de trabalho dessa área. Confira aí:

Olá,

Como professora de um dos nossos cursos, gostaria de colaborar no esclarecimento de dúvidas.

Para começar, você sabe o que há em comum entre a gasolina da fórmula 1, a cerveja, o Kevlar (fibra sintética usada em coletes à prova de bala), o iogurte, o sabão em pó OMO e a Aspirina? Todos esses produtos, e todos os outros que você puder imaginar que sejam utilizados no nosso dia a dia, ou que sejam produtos para fabricação de outros produtos, têm em comum a engenharia química.

Essa é a área que se dedica exatamente ao estudo dos processos que tornam possíveis transformar recursos naturais ou não naturais em produtos que sejam úteis para a humanidade. O engenheiro químico é aquele que vai não só conceber quais são os processos de fabricação desses produtos, como também vai dimensionar os equipamentos e instrumentos, usar recursos computacionais para otimizar os processos, gerenciar as unidades industriais, cuidar para que esses processos poluam cada vez menos e também tratar dos rejeitos que são produzidos.

Por atuar em tantas áreas (alimentos, farmacêutica, de papel e celulose, petroquímica, cerâmica, têxtil, de produtos químicos finais e intermediários, de plásticos, de tratamento de águas e efluentes, de assessoria às empresas em qualquer uma dessas áreas, de biotecnologia, bioengenharia, em perícias e consultorias especializadas) essa é uma das profissões com maior leque de opções em termos de mercado de trabalho.

Está interessado em conversar com nossos professores? Quer nos visitar? Entre em contato conosco.

Abraços, Profª. Griseldes

-

Abaixo estão as informações de contato com o curso de Engenharia Química da FURB:

Universidade Regional de Blumenau – FURB
Centro de Ciências Tecnológicas – CCT
Departamento de Engenharia Química
Rua São Paulo, 3250 – CEP 89030 000 – Blumenau/SC
Câmpus II –
Sala H-006
(47) 3321 6052
boos@furb.br

COMENTE SOBRE ESTE POST. CLIQUE AQUI!

-

Confira abaixo o vídeo do Universo Profissões com o curso de Engenharia Química:


About these ads