Engenharia Florestal

De um lado estão as florestas e do outro o desenvolvimento. Mas, e quando os dois se encontram? O professor Lauri Schorn, coordenador do curso de Engenharia Florestal é quem nos ajuda a responder esta e outras perguntas, como, por exemplo, porque a Engenharia Florestal da FURB é uma opção interessante para o indeciso.

Pois bem, diz o professor que o Engenheiro Florestal é o profissional que trabalha com a produção de inúmeros produtos a partir da matéria-prima florestal. Para isso, ele atua na implantação, na condução, na recuperação, e no monitoramento de florestas e de outros recursos naturais. Ele também trabalha na tecnologia de produtos florestais, transformando a matéria-prima em produtos industrializados.

Outra linha de atuação do Engenheiro Florestal é a restauração e a conservação dos ecossistemas, assunto que está exigindo cada vez mais a participação desse profissional.

Além disso, os profissionais formados no curso de Engenharia Florestal da FURB tem uma inserção rápida no mercado de trabalho (aproximadamente 85% estão atuando na área de formação). Isso porque o curso oferece atividades direcionadas a situações práticas da atividade profissional. Outros pontos fortes são a elevada formação e experiência profissional dos professores e os projetos de pesquisa e extensão em desenvolvimento, entre eles:
– Inventário Florestal do Estado de Santa Catarina
– Controle Biológico de Plantas
– Regeneração Natural em Áreas de Preservação
– Monitoramento da Cobertura Vegetal no Vale do Itajaí.

Nesses projetos, os alunos do curso tem oportunidades de agregar conhecimentos e adquirir experiências práticas, destaca o professor.

Se você quiser mais informações ou gostaria de fazer uma visita aos laboratórios e instalações do curso, anote aí:

Departamento de Engenharia Florestal
Câmpus II – Rua São Paulo, 3250 – Blumenau – SC
Fone.: (47) 3221-6043 ou (47) 3221-6038
E-mail: lschorn@furb.br

DÚVIDAS, CRÍTICAS OU SUGESTÕES: profissoes@furb.br

Confira abaixo o vídeo do Universo Profissões com o curso de Engenharia Florestal:


Anúncios